sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Saúde na ponta dos dedos: aprenda alguns exercícios de automassagem para se livrar das dores musculares

Com o estresse diário e as muitas horas gastas em frente ao computador, as dores musculares se tornaram queixas corriqueiras nos consultórios médicos. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que aliviar as tensões físicas e emocionais é muito mais simples do que imaginamos.

Pois é, se você pensou em técnicas e procedimentos mirabolantes, esqueça todas as coisas que já escutou falar por aí. O segredo para o equilíbrio do seu corpo está na ponta dos seus dedos.

A técnica milenar de automassagem que utiliza a pressão dos dedos para dissolver dos nódulos de tensão e proporcionar um relaxamento profundo na musculatura pode te ajudar a mandar o estresse e mau-humor para bem longe da sua vida. De acordo com a terapeuta da rede de clínicas Luiza Sato, Mari Maruyama, a massagem alivia as dores no corpo, reduzir o cansaço e ainda te ajuda a dormir melhor.

 Para quem sofre com as dores musculares e quer relaxar sem precisar sair, a terapeuta explica que com alguns exercícios simples é possível tratar inúmeros males e ensina como aplicar a técnica para cada problema. Mas, antes de iniciar a sua sessão de automassagem, ela recomenda um banho bem quentinho para soltar a musculatura, deixando a água da ducha cair bem na região dos ombros e pescoço. Agora, sentada em um lugar bem confortável, chegou a hora de você aliviar toda a tensão acumulada no dia:

Tendinite - realizar esforço intenso ou repetitivo, como digitar durante horas, pode causar inflamações nos tendões e dores intensas. Para prevenir esse tipo de lesão basta pressionar os dedos da mão oposta bem no meio do antebraço, próximo ao cotovelo. Apertando o tendão, rotacione o braço de um lado para outro por 15 vezes. Realize o movimento por toda extensão do antebraço iniciando no cotovelo até o punho. 

Intestino preso - deitar em uma superfície plana e colocar as mãos no abdômen, fazendo movimentos circulares no sentido horário. Depois, deixe as pontas dos pés voltadas para dentro, levante a perna esquerda o mais alto que puder e depois solte. Repita oito vezes. Não é necessário fazer o exercício com a perna direita porque o intestino é controlado pelo lado esquerdo do corpo. Cólicas - posicione três dedos abaixo do umbigo, à esquerda, e pressione levemente o local por 15 segundos. Antiestresse - solte todo o ar do pulmão e respire enchendo, aproximadamente, 20% do diafragma. Em seguida, estufe o abdômen e solte o ar novamente. Repita 20 vezes e, se estiver deitada, mantenha os pés estendidos durante todo exercício.
Região lombar - deite sobre as mãos fechadas e role o corpo de um lado para o outro com cuidado. As mãos devem ser posicionadas sob o ponto dolorido da coluna. Ao invés das mãos, podem ser utilizadas duas bolinhas de tênis para fazer a massagem.

Dor de cabeça - pressione as têmporas com as pontas dos dedos e faça movimentos circulares. Tensão no pescoço - coloque as mãos sobre dois pontos paralelos da nuca e movimente-as na horizontal. Vá aproximando uma da outra sem deslizá-las sobre a pele. Repita o movimento por toda a extensão da coluna cervical.

Pernas cansadas - flexione o pé e depois estique como se fosse pisar no acelerador de um carro. Ao mesmo tempo, vá apertando a panturrilha com as mãos e siga pelo do joelho até o calcanhar.

Fonte:Cyber Diet


Leia Também
Exercícios para acabar com os culotes
Corpo fala: preste atenção aos sinais quando algo não vai bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário