sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Faça a escolha de uma ceia de natal mais saudável

Na ceia de natal deve-se optar por alimentos menos calóricos e mais saudáveis para manter o equilíbrio. Substitua os patês gordurosos com cream cheese, maionese, creme de leite pela coalhada seca, homus, pasta de berinjela, patês preparados com queijos magros, como o creme de ricota, queijo de cabra.
Os petiscos fritos devem ser evitados, preferir os assados. Para acompanhar os patês, as torradas integrais, pão sírio integral torrado e o pão sueco são boas opções.

Uma opção saudável para a entrada é incluir a cenoura e beterraba baby, pepino e erva doce cortados em tiras, tomate cereja temperado com azeite de oliva e manjericão.

As oleaginosas como as castanhas, amêndoa, macadâmia, nozes e avelã podem fazer parte do cardápio, mas não exagerar na quantidade, pois são alimentos bastante calóricos, consuma até 1 punhado destes alimentos.

Consuma primeiro o prato de saladas, pois aumenta a saciedade e você consumirá menores quantidades das preparações quentes, que são as mais calóricas. Evitar as saladas e molhos calóricos que contém maionese, creme de leite, cream cheese e preferir temperar com azeite de oliva extra virgem, de linhaça ou de semente de uva.

Após a salada consuma uma fonte protéica e deixe os carboidratos para o final, pois assim você evita pico de glicemia com uma absorção mais lenta do carboidrato. Prefira as carnes que contenham menor quantidade de gordura, como o peito de peru , de chester, o tender, o lombo de porco e o bacalhau. Evite as carnes mais gordas como o leitão, pernil suíno e carneiro.

Uma preparação saudável de carboidrato é arroz integral, sete cereais, a quinua ou cuzcuz com frutas secas como a uva passa, damasco, e as oleaginosas. Evite arroz branco e batata no jantar. Preparar as farofas sem gorduras, como a manteiga, bacon, linguiça calabresa. Uma dica saborosa é acrescentar as oleaginosas, banana, cenoura ralada, frutas secas. Se consumir duas fontes de carboidrato, diminua a porção de cada um deles.

Na ceia prefira as frutas como sobremesa e deixe para consumir o doce no almoço do dia 25, modere na porção e não se sirva novamente. Escolha as frutas da estação, como: cereja, figo, ameixa vermelha, nectarina, romã, pêssego, uva itália e as frutas secas, como a tâmara, damasco, ameixa preta, figo seco, kiwi.

Alterne o consumo de bebida alcoólica com a ingestão de 1 copo de água para diminuir os efeitos do álcool, principalmente com relação à desidratação. Modere o consumo, pois a bebida alcoólica é calórica. Dentre as opções de bebida alcoólica, prefira os fermentados, como champagne, vinho branco seco, vinho tinto e a cerveja. Evite os destilados, como uísque e vodca, pois são mais calóricos.

Comece o dia 24 de dezembro se alimentando bem, com refeições leves a cada 3 horas, faça atividade física para equilibrar o consumo de calorias do dia. Beba água para manter-se hidratado e evite bebidas alcoólicas ao longo do dia.


Fonte: site ativo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário